sábado, outubro 16

Unidades de Saúde de Coari alertam para a importância da prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

As unidades que fazem parte do sistema municipal de saúde de Coari estão recebendo, durante este mês, uma série de atividades alusivas ao Agosto Lilás, uma campanha que tem como objetivo alertar a população para a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

As ações estão sendo desenvolvidas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e trazem diversas informações que ajudam a identificar e combater os crimes contra a mulher, além de divulgar a Lei Maria da Penha, elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência e que no último dia 7 completou 15 anos.

Os dados evidenciam que a violência contra a mulher afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religião. Pode ocorrer em casa, entre pessoas da família ou entre pessoas que mantenham relações íntimas de afeto, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto. O agressor é, geralmente, o marido, o namorado ou ainda o pai, irmão, tio, avô. Mas também pode ser outra mulher, como a mãe, sogra ou cunhada.

No Brasil, onde a população feminina sofre violência a cada quatro minutos e em que 43% dos casos acontecem dentro de casa, a necessidade de isolamento social neste período de pandemia pela Covid-19 traz uma preocupação real, pois para as mulheres em situação de vulnerabilidade isso pode ser trágico. Diante disso, promovermos ações que demonstre a relevância desse tema para a sociedade é fundamental para que possamos unir esforços no combate a todos os tipos de violência contra a mulher.