sexta-feira, maio 14

Prefeitura Municipal de Coari: 100 dias de muito trabalho e ações concretas

Neste sábado (10), a atual Administração Municipal de Coari completa 100 dias de trabalho, com muitas ações positivas em todas as áreas e com o desafio de manter o município no caminho do desenvolvimento.

Para a prefeita interina Dulce Menezes, a boa aplicação das receitas da prefeitura, bem como dos repasses oriundos do Governo do Estado e do Governo Federal, asseguram resultados sólidos, marcas de uma administração focada em cuidar da cidade e das pessoas.

“Iniciamos o ano de 2021 com várias ações concretas graças a um planejamento estratégico e uma equipe comprometida em construir um futuro cada vez melhor para todos. Sabemos que temos muito a resolver ainda, por isso estamos com trabalhos em todas as áreas da gestão”, afirmou Dulce.

Nestes 100 dias de governo foram realizadas diversas obras, assim como serviços, melhorias no atendimento público, investimentos em todos os setores e lançamentos de projetos importantes, com destaque para as áreas de saúde, assistência social, educação, segurança pública e infraestrutura.

No balanço das principais ações está a compra da Usina Geradora de Oxigênio, que foi adquirida com recursos próprios, como parte dos investimentos na saúde e no combate à Covid-19; e a retomada das ações de testagem em massa para identificar o novo coronavírus nos grupos vulneráveis.

Além disso, a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Regional de Coari (HRC) ganhou novos equipamentos para atender os pacientes com a Covid-19. O HRC também recebeu novos kits de instrumentais cirúrgicos, da mesma forma que as Unidades Básicas de Saúde – UBSs do município.

Por outro lado, a prefeitura fez adesão de interesse ao consórcio público de municípios para a compra direta de vacinas contra o novo coronavírus, uma iniciativa liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que ainda prevê a aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.

A atual administração também efetivou a renovação da frota de ambulâncias, a fim de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e garantir um excelente atendimento aos pacientes, tal como renovou a frota de veículos que atendem às demandas das secretarias.

Na área socioassistencial, a gestão deu prosseguimento ao Programa Municipal Direito à Cidadania, que disponibiliza auxílio mensal de R$ 300 para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social durante 12 meses, e lançou o Projeto “Comunidade Empreendedora”, que visa incentivar a geração de emprego e renda na zona rural com a oferta de capacitação profissional e linhas de crédito.

A Prefeitura de Coari também contribuiu com a realização do sonho da moradia digna conquistado por 540 famílias contempladas com uma casa no Conjunto Habitacional Caracol, do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, que receberam as chaves do empreendimento no último mês.

Em relação a área educacional, foram entregues novos equipamentos de informática para escolas e departamentos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e aconteceu a contratação dos professores e pedagogos classificados no Processo Seletivo Simplificado – PSS 01/2020.

A segurança pública foi outra área a ter avanços importantes. O destaque foi para a Guarda Civil Municipal, que recebeu rádios de comunicação de última geração; e a reativação do 190, serviço que voltou a funcionar, com um trabalho integrado entre as Forças de Segurança, depois de 16 anos inoperante.

Coari também avança com os serviços de pavimentação, roçagem, limpeza e iluminação pública, além de desenvolver o diagnóstico socioeconômico das comunidades rurais, com o objetivo de alimentar um banco de dados que orienta as ações da prefeitura na área do setor primário.

O trabalho apenas começou e esses são só os 100 primeiros dias de muitas realizações junto à população coariense.