sábado, abril 17

Prefeitura de Coari segue reforçando as ações contra a Covid-19

0

A Prefeitura de Coari continua atuando em diversas frentes para combater a disseminação do novo coronavírus no município. Diariamente, profissionais das Secretarias Municipais de Segurança Pública e Defesa Social e de Saúde estão fazendo a sanitização nas principais ruas da cidade e em locais de grande circulação de pessoas, como agências bancárias, casas lotéricas, feiras e mercados.

A atividade é desenvolvida por brigadistas da Brigada de Incêndio da Defesa Civil e fiscais sanitários do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e está entre as ações de prevenção e combate à Covid-19 que foram intensificadas pela prefeitura no início deste mês, devido ao agravamento da pandemia no Estado do Amazonas.

Diariamente também, profissionais de saúde e guardas civis municipais estão promovendo ações educativas para alertar a população sobre a importância do uso da máscara, da higienização correta, do distanciamento social, entre outras medidas preventivas. E, ao longo do dia, servidores da Secretaria Municipal de Comunicação reforçam as orientações nas proximidades de feiras, mercados e supermercados.

Há ainda equipes do Devisa fazendo inspeção sanitária nos comércios considerados essenciais, bem como conscientizando sobre o Decreto Estadual Nº 43.303, de 23 de janeiro de 2021, que estabeleceu novas medidas de enfrentamento à Covid-19 até o dia 31 deste mês, dentre as quais, a ampliação para 24 horas do período de restrição de circulação de pessoas em todo o Estado.

Todos os dias também estão sendo montadas barreiras sanitárias no porto e aeroporto da cidade, assim como na estrada que dá acesso ao aeródromo, com aferição de temperatura; exigência do uso obrigatório de máscaras; investigação epidemiológica; e orientação e direcionamento dos casos suspeitos. Além disso, durante a noite, agentes de várias secretarias municipais realizam o “toque de recolher”.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vanusa Rodrigues, destaca que a força-tarefa se faz necessária em virtude da seriedade do atual cenário que estamos vivendo. “O momento é de conscientização e respeito. É muito importante que a população siga a risca as recomendações das autoridades para que possamos quebrar o ciclo de contágio do novo coronavírus. Essa luta é de todos nós”, enfatizou.

Compartilhe

Comente