domingo, outubro 17

Prefeitura de Coari retoma aulas presenciais e entrega equipamentos de proteção individual para alunos e professores

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semed), realizou, nesta quarta-feira (21), a abertura das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino. A programação contou com a entrega de Equipamentos de Poteção Individual (EPIs) aos alunos, professores e escolas das zonas urbana e rural, para o retorno seguro às atividades.

As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19, e estão sendo retomadas agora em conformidade com o Decreto Municipal Nº 938 de 15 de Julho de 2021, que autoriza o retorno às aulas semipresenciais e presenciais nas escolas da rede pública municipal de ensino e de ensino privado, no âmbito do Município de Coari.

A prefeita interina Dulce Menezes enfatizou que todo o processo se dará com observância dos protocolos sanitários estabelecidos pela Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. “Foi elaborado um planejamento de retorno bem estruturado e com muita segurança para alunos e profissionais, com a adequação dos ambientes e a disponibilização de EPIs”, afirmou.

De acordo com o planejamento da Semed, as Diretrizes para Protocolos de Retorno às Aulas Presenciais, inicialmente, seguirão ao modelo de ensino híbrido e remoto, no formato de turmas escalonadas em dias alternados (zona urbana) e semipresenciais (zona rural) e terão duração enquanto houver necessidade, garantindo aos estudantes as aprendizagens essenciais.

Ao todo, foram entregues 13 mil Equipamentos de Proteção Individual para os alunos e 1,2 mil para os professores. Além disso, também foram distribuídos “Kits Covid de Proteção Individual e Coletiva” para os estudantes e profissionais, contendo tapete sanitizante, pulverizador de álcool 70, aferidor de temperatura digital, máscaras individuais, protetor facial, álcool 70 e água sanitária.

A cerimônia de retorno às aulas presenciais começou pela manhã na Escola Cândida Aquino e se encerrou no final da tarde na Escola Rui Souto de Alencar, sendo realizada ao longo do dia nas demais unidades da Rede Municipal de Ensino, na zona urbana, com a presença da prefeita interina Dulce Menezes, dos secretários de Governo Keitton Pinheiro, de Educação e Cultura Edivaldo Holanda, além de vereadores.