sábado, outubro 16

Prefeitura de Coari realiza VIII Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na última semana, no Auditório Silvério José Nery, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento durou o dia todo de quarta-feira (25), com debates sobre “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social”.

A abertura contou com a presença de autoridades locais entre representantes governamentais e da sociedade civil, além de profissionais e estudantes da área de assistência social e convidados. Por conta da pandemia, a edição deste ano teve um número limitado de participantes, assim como também seguiu todas as orientações de prevenção à Covid-19 da Organização Mundial de Saúde (OMS), como o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

No discurso de abertura da conferência, a presidente do CMAS Francielba Lima pediu um minuto de silêncio, em respeito e homenagem a todas as pessoas que tiveram suas vidas ceifadas pelo novo coronavírus, e principalmente aos milhares de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Ela também destacou a importância da luta de todos para o fortalecimento da rede de proteção social em Coari, ressaltando a importante contribuição da conferência para o avanço da política de Assistência Social. “Que não percamos de vista a importância social e política do trabalho que realizamos, pois fortalecer a participação popular, o controle social, os espaços de debate e de intervenção da sociedade civil é compromisso de todos nós”, afirmou.

A conferência abrangeu cinco eixos temáticos de discussões, com apresentação e aprovação das propostas dos grupos de trabalho e das Moções e a eleição dos quatro delegados que irão participar da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada no período de 20 a 22 de outubro deste ano, em Manaus. A delegação coariense é formada por Jander Gomes e Júnior Cruz (representantes governamental) e Elizângela Corrêa Palmeira e Elizanias da Silva Costa (representantes não governamental).

As conferências são um espaço de participação democrática que tem por atribuições a avaliação da Política de Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social. A realização do evento acontece a cada dois anos como parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Trata-se de um momento singular de se pensar as dificuldades e desafios a serem enfrentados na concretização de direitos no âmbito da Assistência Social.

Confira alguns momentos da conferência: