sábado, outubro 16

Prefeitura de Coari realiza caminhada e panfletagem em alusão ao Mês da Primeira Infância

A Prefeitura de Coari, por meio do Programa Criança Feliz (PCF I e PCF II), aderiu ao Mês da Primeira Infância, comemorado em agosto, e como parte das celebrações em alusão à campanha promoveu, na manhã desta sexta-feira (20), uma caminhada e panfletagem pelas principais ruas do centro da cidade. A ação buscou conscientizar à população sobre a importância dos cuidados nos primeiros anos de vida das crianças.

A prefeita interina Dulce Menezes esteve presente na mobilização e destacou que a primeira infância é tratada com prioridade pelo Governo Municipal, com destaque para as ações realizadas pelo Programa Criança Feliz. “Vinculados à Proteção Básica da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, o PCF I e o PCF II acompanham 400 beneficiários e já realizaram um total de 46.885 visitas desde que foram implantados”, comentou.

O Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida em parceria com as prefeituras. Em Coari, o programa foi implantado em 2017 e teve sua expansão em 2018, visando fortalecer a implementação de ações no campo das políticas públicas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes para o apoio às famílias no exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças na primeira infância.

A equipe é composta por 14 visitadores e duas supervisoras, que realizam visitas domiciliares para levar orientações de promoção ao desenvolvimento infantil, atendendo gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou inscritas no Cadastro Único e crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias ou afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Durante a pandemia, o atendimento realizado pelos visitadores teve que ser reinventado e aconteceu de forma remota para garantir a segurança de todos. Dentre as medidas adotadas, foram entregues kits com atividades lúdicas e materiais necessários para desenvolver as atividades entre os cuidadores e as crianças, promovendo momentos de diversão e criatividade; e apostilas às gestantes com orientações e informações sobre o período gestacional e os cuidados perinatais.

Apenas de janeiro a agosto deste ano, o Criança Feliz realizou 12,8 mil acompanhamentos remotos no Município de Coari. Para participar do programa, a família deve manter seus dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de 0 a 6 anos na composição familiar. O PCF I funciona nas dependências do CRAS I, na avenida Ceará, s/n, bairro Urucu, já o PCF II fica nas dependências do CRAS II, na rua Areal Souto, nº 203, no bairro Chagas Aguiar.

A campanha

O Mês da Primeira Infância, com o tema: O Brasil do Futuro Começa Agora, é uma iniciativa inédita do Ministério da Cidadania, realizada por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), com o objetivo de promover e dar visibilidade a pauta em uma ação integrada com as coordenações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e parceiros.

Dentre as atividades da campanha está a de desenvolver e executar uma promoção integrada de diálogos e debates sobre a primeira infância, envolvendo o público alvo do Programa Criança Feliz e demais segmentos da sociedade civil organizada pública e privada, além de buscar parcerias para fortalecer a governança nas três esferas do governo para políticas voltadas à Primeira Infância.

Confira alguns momentos da ação desta sexta-feira