sexta-feira, maio 14

Prefeitura de Coari lança projeto para fomentar geração de emprego e renda em comunidades rurais

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou nos dias 26 e 29 deste mês, nas comunidades Saubinha e Vila Itapéua, respectivamente, o lançamento do projeto “Comunidade Empreendedora”. O objetivo da iniciativa é incentivar a geração de trabalho, emprego e renda na zona rural do município através da oferta de capacitação profissional e linhas de crédito.

De acordo com o secretário da SMDS, Júlio Sales, o “Comunidade Empreendedora” faz parte do plano de governo de Adail Filho e está sendo implementado pela prefeita interina Dulce Menezes em função da sua importância para o município de Coari. “Esse grupo tem como compromisso trabalhar em prol da população e não mede esforços para proporcionar as melhorias que o nosso povo merece”, destacou.

Segundo Sales, as capacitações serão ofertadas pelo Programa Municipal Capacita Coari em parceria com instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Já as linhas de crédito ficarão a cargo do Banco da Amazônia (Basa).

O secretário explica que a ideia é possibilitar aos comunitários a oportunidade de empreender nas mais diversas áreas (gastronomia, artesanato, vendas de produtos regionais, entre outros segmentos), transformando as comunidades em polos de comércio e serviços. “É uma forma de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Para isso vamos fomentar e dar assistência de modo que elas possam iniciar e dar continuidade nos seus negócios”, afirmou.

O “Comunidade Empreendedora” será implantando, neste momento, apenas nas comunidades Saubinha e Vila Itapéua, na estrada Coari-Itapéua. As duas foram escolhidas para receber o projeto piloto em razão da demanda por comércio e serviços, gerada pelo aumento do turismo local na região. Mas há a previsão de que a iniciativa seja ampliada ainda este ano para outras localidades da estrada Coari-Mamiá e da zona rural do município.

“Nossa expectativa é que a partir do início do verão mais comunidades possam ter acesso ao projeto ‘Comunidade Empreendedora’”, revelou o secretário Júlio Sales, destacando que a atual administração municipal acredita que a oferta de capacitação profissional, de linhas de crédito e, sobretudo, o fomento à geração de emprego e renda é muito importante para a promoção do desenvolvimento socioeconômico das comunidades coarienses.

O início das capacitações, que acontecerá nas próprias comunidades, deve ser anunciado em breve, assim como a apresentação das linhas de crédito pelo Basa. Inicialmente, os cursos serão ministrados por profissionais da Cozinha Comunitária e do Programa Capacita Coari, ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Em outro momento, as qualificações serão promovidas pelos demais parceiros do “Comunidade Empreendedora”.