sábado, outubro 16

Prefeitura de Coari inicia segunda etapa do mutirão de cirurgia oftalmológica

Dando continuidade ao mutirão de cirurgia oftalmológica, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início, na última segunda-feira (23), a mais uma etapa da ação que, desta vez, beneficiará os pacientes portadores de pterígio que passaram por uma triagem na Policlínica Dr. Roque Juan Delloso.

De acordo com a Semsa, nesta segunda etapa do mutirão estão previstas cerca de 140 cirurgias de pterígio. Os procedimentos serão realizados até a próxima sexta-feira (27), no Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Coari.

O pterígio é um crescimento benigno de tecido na córnea do olho. A cirurgia é necessária quando existe o comprometimento da visão.

O mutirão tem por objetivo zerar a fila de espera pelos procedimentos oftalmológicos no município. A primeira etapa aconteceu entre os dias 9 e 13 deste mês, com as cirurgias de remoção de catarata. Já a terceira e última fase ocorrerá de 23 a 27 de setembro, também com as operações de catarata.

Ao todo, em torno de 400 pessoas com diagnóstico de catarata e pterígio devem ser beneficiadas pela ação.