sábado, outubro 16

Prefeitura de Coari inicia mutirão de cirurgias oftalmológicas que deve beneficiar 400 pessoas

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início na última segunda-feira (9), na Policlínica Dr. Roque Juan Delloso, ao mutirão de cirurgias oftalmológicas que acontecerá até o dia 27 de setembro deste ano, beneficiando 400 pessoas com diagnóstico de catarata e pterígio.

De acordo com a prefeita interina Dulce Menezes, essa é mais uma ação extremamente importante no município, principalmente para as pessoas acometidas por tais doenças. “É com foco em assegurar que os serviços de saúde cheguem com qualidade a esses usuários que temos trabalhado muito”, ressaltou.

Nesta primeira etapa do mutirão de cirurgias oftalmológica, 140 pacientes que já passaram pelos exames pré-operatório serão submetidos ao procedimento de remoção de catarata no Hospital Regional de Coari (HRC), que conta com um centro cirúrgico com as mais modernas tecnologias para a realização da cirurgia.

A segunda etapa do mutirão está prevista para acontecer entre os próximos dias 23 e 27, contemplando os pacientes diagnosticados com pterígio, já a terceira e última fase ocorrerá de 23 a 27 de setembro, mais uma vez com a execução dos procedimentos de remoção de catarata.

As pessoas beneficiadas pelo mutirão são pacientes que passaram pela consulta oftalmológica na Policlínica Dr. Roque Juan Delloso e foram diagnosticados com catarata ou pterígio, doenças que atingem o globo ocular e danificam a visão, podendo culminar até na cegueira.

A ação visa, dentre outras coisas, reduzir a demanda de cirurgias e, principalmente, possibilitar que a pessoa acometida por catarata ou pterígio recupere a visão e tenha melhor qualidade de vida. Também é um compromisso firmado pela Administração Municipal, com o objetivo de garantir o acesso aos serviços de saúde para todos.