sábado, outubro 16

Prefeitura de Coari inicia aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos

Pessoas com 70 anos ou mais que estiveram participando das atividades da Semana do Idoso, que está acontecendo no Centro Público de Convivência Adluver Lira de Góes, receberam um reforço na imunização contra a Covid-19, com a aplicação da terceira dose da vacina.

A vacinação foi realizada, na última terça-feira (28), pela Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como parte da programação desenvolvida em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado na próxima sexta-feira, 1º de outubro.

A aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 começou terça-feira em todo o município, contemplando, inicialmente, idosos acima de 70 anos que completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses, bem como também as pessoas com alto grau de imunossupressão que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais.

A imunização para esse público está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário normal de funcionamento das mesmas. Para receber a terceira aplicação, basta comparecer à UBS mais próxima e apresentar RG, CPF, cartão de vacina e cartão do SUS, além de um comprovante para os imunossuprimidos.

Lista de imunossupressão:

Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
Pacientes em hemodiálise;
Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas;
Imunodeficiência primária grave;
Quimioterapia;
Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
Pessoas vivendo com HIV/AIDS;
Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais ou menos 24 dias.