sexta-feira, maio 14

Prefeitura de Coari entrega instrumentais cirúrgicos para UBS’s e Hospital Regional

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou na última sexta-feira (12) kits de instrumentais cirúrgicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e o Hospital Regional (HRC). A iniciativa segue determinação da prefeita interina Dulce Menezes e visa o fortalecimento dos serviços de saúde do município, principalmente no que diz respeito a ampliação dos procedimentos que podem ser realizados pelas equipes de Atenção Básica.

Os kits destinados às UBS’s, incluindo a Unidade Básica de Saúde Fluvial, contam com caixa plástica, tambor 24×16, tambor 10×10, maleita de primeiros socorros, kit sutura, kit curativo, cuba rim, cuba redonda, bandeja inox, entre outros. Esses instrumentos são fundamentais para que as equipes de Atenção Básica realizem procedimentos de pequenas suturas e drenagem, aumentando assim a resolutividade dos serviços oferecidos ao paciente e beneficiando milhares de pessoas.

Já o Hospital Regional de Coari ficou com o seu centro cirúrgico totalmente equipado. A unidade recebeu dezenas de caixas de instrumentais cirúrgicos, além de centenas de outros equipamentos hospitalares, que vão possibilitar a realização de cirurgias de pequena e média complexidade de diversas especialidades no próprio município. Esse reforço representa mais qualidade e segurança para profissionais e pacientes na execução de procedimentos cirúrgicos eletivos e de urgência e emergência.

A entrega dos kits de instrumentais cirúrgicos vem reiterar que, apesar do momento delicado que o mundo todo tem vivido, em razão da pandemia do novo coronavírus, em Coari, os investimentos em saúde, sobretudo, no que concerne às políticas públicas, continuam sendo prioridade. As melhorias fazem parte do compromisso assumido pela atual gestão em prol do bem-estar e da qualidade de vida da população.