segunda-feira, maio 17

Prefeitura de Coari dá início as ações de cidadania na zona rural do município

A Prefeitura de Coari realizou, nesta quinta-feira (29), na comunidade Nossa Senhora de Fátima da Costa do Juçara, a primeira ação de cidadania do ano de 2021. Na ocasião, os moradores da localidade e áreas adjacentes tiveram acesso a diversos serviços de assistência social, saúde, produção rural, educação ambiental, esporte e lazer.

O secretário municipal de Governo Keitton Pinheiro destacou que a iniciativa é fruto do trabalho sério e da dedicação que a Gestão tem com as comunidades rurais. “Estamos reiterando o nosso compromisso de levar os serviços da prefeitura à população ribeirinha, propiciando mais saúde, cidadania e dignidade para todos que vivem distante da área urbana”, afirmou.

A ação contou ainda com a realização do Diagnóstico Socioeconômico, um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Produção Rural nas comunidades rurais, com o objetivo de coletar informações sobre as famílias, agricultura, extrativismo, suinocultura, bovinocultura, avicultura, pesca e piscicultura para orientar as ações da prefeitura na área.

Teve também a distribuição de kits da agricultura familiar, contendo sementes de alface, cebolinha, coentro, couve, maxixe, melancia, mamão, maracujá, milho e feijão, além da entrega de carteiras de produtor rural e um ciclo de palestras para ampliar o conhecimento técnico dos agricultores, visando o fortalecimento das atividades do setor primário daquela região.

E as famílias, da área de abrangência da ação de cidadania, que foram afetadas pelas cheia deste ano receberam atendimento e foram cadastradas pela Defesa Civil do município para que possam receber todo apoio e assistência devida das secretarias do governo municipal. Além disso, as comunidades receberam ajuda para minimizar os impactos da subida das águas.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cidadania, com apoio da Secretaria Municipal de Governo e a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal Adjunta de Produção Rural, Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, Secretaria Municipal Adjunta de Esporte, Defesa Civil e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).