Aspectos Naturais

Coari

O meio ambiente de Coari tem caraterísticas semelhantes às que ocorrem em todo o litoral do Brasil. O município de Coari, com seus 57.922 km², é maior que sete estados brasileiros (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Sergipe Alagoas, Paraíba e Espírito SantCo). Situado a 463 km de Manaus (via fluvial) /363 km (linha reta), é banhado pelo Solimões na direção oeste a leste e limita-se ao Norte com o município de Codajás; ao sul com o município de Tapauá; a Leste com o município de Anori; e a Oeste com o município de Tefé.
No tocante às chuvas, Coari tem duas estações bem definidas: o segundo semestre é bastante seco, enquanto o primeiro é um pouco mais chuvoso.
O município está localizado no rio Solimões entre o Lago de Mamiá e o lago de Coari. O município de Coari está localizado no Estado do Amazonas, na Mesorregião do Centro Amazonense, que engloba 31 municípios do estado distribuídos em seis microrregiões, sendo que o município pertence a microrregião de mesmo nome.

Coari está distante 363 km ao Oeste da capital Amazonense. Em 02 de agosto de 1932 a Vila de Coari é elevada à categoria de município.
No Brasil, país caracteristicamente tropical, o Amazonas é dominado pelo clima equatorial, predominante também na Amazônia. As estações do ano apresentam-se bastante diferenciadas e o clima é caracterizado por elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos, decorrente principalmente pela proximidade com a linha do Equador. Isso também se deve às altas temperaturas. Que acabam por provocar uma grande evaporação, transformando-as em chuvas. A temperatura média no estado é elevada, atingindo 31,4°C. Em alguns pontos da porção oeste a temperatura média é entre 25°C e 27°C e em outros pontos da porção leste essa média de 26°C.
Na vegetação do Estado, sobressaem matas de terra firme, várzea e igapós. Toda essa vegetação faz parte da extensa e maior floresta tropical úmida do mundo: A Hileia Amazônica, que apresenta uma rica e complexa diversidade na composição da flora do estado e se faz presente em todo seu território.
Os solos de terra firme situam-se em terras altas, geralmente distante dos grandes rios. São formadas por árvores alongadas e finas, que possuem, geralmente, grande quantidade de madeira de alto valor econômico. Há ainda espécies como a castanha-do-pará, as palmeiras e o cacaueiro, que também são encontradas em solos de terra firme.
Os solos de era firme são vermelhos, por se tratar de uma região úmida e de alta temperatura, e seus elementos químicos principais são hidróxido de alumínio e ferro.


Acessibilidade
Acessibilidade