segunda-feira, maio 17

Guarda Civil Municipal de Coari recebe novos rádios de comunicação para fortalecer as ações de combate à criminalidade

A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social de Coari recebeu, na sexta-feira (5), 21 rádios de comunicação de última geração para serem utilizados pelos agentes da Guarda Civil Municipal – GCM no combate à criminalidade no município. Os aparelhos foram entregues pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Programa Vigia e da Operação Hórus.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, William Mendonça, os equipamentos são uma ferramenta importante, pois permitem que os guardas civis agem com mais rapidez e eficácia. Além disso, também garantem maior integração da GCM com a Polícia Militar, Polícia Civil e Base Arpão. “Este é mais um avanço da segurança pública contra a criminalidade em nosso município”, destacou.

Mendonça ressalta que as Forças de Segurança vem trabalhando de forma integrada e com isso tem tido bastante êxito nas ações e operações. A expectativa, com o fortalecimento da rede de comunicação, é que os resultados sejam ainda mais efetivos. “Buscamos constantemente a melhoria da segurança pública da população e estamos trabalhando para que mais benefícios possam chegar até a segurança municipal”, afirmou.

Dos 21 rádios de comunicação entregues a GCM, 16 foram do tipo portátil (HTs) e cinco do modelo fixo, que inclusive já estão instalados nas viaturas da corporação.

A Guarda Civil Municipal de Coari foi criada em 1996 e, nos últimos anos, vem passando por diversas ações de estruturas e filosofias de trabalho. Em 2019, por exemplo, foi elaborado um Projeto de Lei com o objetivo de regulamentar a instituição, o qual foi encaminhado e aprovado pela Câmara Municipal em julho de 2020 e sancionado no mês seguinte pelo Poder Executivo. Tal feito tornou a GCM de Coari a primeira e a única GCM regulamentada no Estado do Amazonas.

A regulamentação proporcionou diversos benefícios, dentre os quais, a realização, em novembro do ano passado, do I Curso de Aperfeiçoamento e Habilitação para o uso de arma de fogo da Guarda Civil Municipal de Coari, e em dezembro aconteceu a avaliação psicotécnica que definiu os agentes aptos para fazer o Curso de Armamento, Tiro e Munições, previsto para o primeiro semestre deste ano.