domingo, outubro 17

Capacitação visa aprimorar registros de acidentes de trânsito em Coari

Representantes de instituições de ensino, segurança e saúde do Município de Coari participaram, entre a última quarta (15) e quinta-feira (16), na sede do Telessáude, de uma capacitação voltada para aprimorar os registros de acidentes de trânsito. O treinamento foi realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Programa Vida no Trânsito em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Na ocasião, foi destacada a metodologia desenvolvida pela coordenação do Vida no Trânsito para que os participantes adotem todas as estratégias, como o registro e o envio de informações sobre os acidentes de trânsito registrados no município. O objetivo do programa é promover, através de um trabalho intersetorial e conjunto entre os diversos setores ligados direta ou indiretamente a este problema, o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito.

Em Coari, o Vida no Trânsito encontra-se instituído por meio da coordenação técnica do Devisa e da Semsa, e conta com a participação da Comissão Municipal Intersetorial de Segurança no Trânsito, com representantes de várias instituições, que buscam elaborar planejamento conjunto de ações, além de somar esforços a fim de fechar parcerias com outros órgãos e entidades para a realização do projeto.

O Programa Vida no Trânsito é uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. As ações incluem, entre outras atividades, palestras educativas em escolas e instituições para fortalecer as políticas de conscientização quanto ao consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva/inadequada.