segunda-feira, setembro 20

Ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno são intensificadas nas Unidades de Saúde de Coari

Em alusão a campanha Agosto Dourado, que este ano traz como tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, a Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou durante este mês as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As atividades acontecem nas unidades de saúde, com o objetivo de diminuir o desmame e melhorar a saúde das crianças do nosso município.

Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Aumentar as taxas de amamentação no mundo poderia salvar a vida de mais de 820 mil crianças, 87% delas com menos de seis meses de idade, conforme o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O leite materno possui todos os nutrientes que o bebê precisa: água, açúcar, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais e ainda ajuda a prevenir infecções como pneumonias, diarreia e alergias, além de auxiliar no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. O ato também traz benefícios para as mães, dentre os quais, melhor recuperação do parto, menos risco de câncer de mana e diabetes tipo II.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação materna exclusiva por 6 meses e complementada até 2 anos ou mais.