Secretaria Municipal de Saúde participa de capacitação de Telemedicina

0

O enfermeiro Wendel Barros, o médico Regulador Dr. Marco Aurélio e a coordenadora do Telessaúde, Eldinete Costa, todos diretores da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Coari, estiveram na Gerência Multidisciplinar da Ufam, entre os dias 29 e 31, para um treinamento e capacitação de implantação da Telemedicina que será implementada na nossa cidade.

A Telemedicina é o exercício da medicina através da utilização de metodologia interativas de comunicação audiovisual por conferência em tempo real, onde o cuidado com a saúde nos casos em que a distância ou o tempo é um fator crítico, no âmbito a telemedicina oferece especialidades em reumatologia, pneumologia, nefrologia, cardiologia e histomoterapia, assim evitando que os pacientes se desloquem dos seus municípios para uma consulta.

Na oportunidade, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde ainda do Workshop Regula+Brasil, que é um projeto do Hospital Sírio Libanês, em parceria com as secretarias de saúde do Amazonas e de Manaus, que tem o objetivo de apoiar o Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROSAD-SUS) do Ministério da Saúde.

O Projeto desenvolvido pelo Hospital Sírio Libanês vai permitir no Amazonas a expansão do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério, com foco na Telerregulação. Nesse primeiro momento devem ser realizadas atividades referentes a gestão da atual fila de espera com as especialidades contempladas:

– Consulta gastrologia, gastroduodenoscopia, relossigmoidoscopia, colonoscopia,
– Consulta proctologia geral
– Consulta endocrinologia geral
– Consulta ortopedia geral.

Essa é uma importante ferramenta para diminuir o tempo de espera dos pacientes coariense que necessitam de uma avaliação médica especializada.
Segundo a secretária de Saúde de Coari, Francisnalva Rodrigues, a prefeitura vem apoiando projetos para que os pacientes possam ser tratados no município e estes treinamentos são de suma importância devido à dificuldade em manter especialista no município e, o Regula Mais Brasil e Telemedicina os médicos da Atenção terão apoio dos médicos a distância para dar suporte aos nossos pacientes sem que os mesmo saem do Município.

Compartilhe

Comente