domingo, outubro 17

Prefeitura de Coari encerra com tarde dançante a programação da Semana do Idoso

Uma tarde cheia de atrações culturais marcou o encerramento da Semana do Idoso, evento promovido pela Prefeitura de Coari, por meio do Centro Público de Convivência Adluver Lira de Góes. A programação foi realizada na última sexta-feira (1), no Dia Internacional do Idoso, com a presença de autoridades como a prefeita interina Dulce Menezes, além de secretários municipais e vereadores.

Durante o evento, houve o desfile do Concurso Miss e Mister 3ª Idade 2021, que coroou Maria Aldaci Souza do Carmo e Orlando Ferreira Dutra, respectivamente. Teve ainda a premiação dos vencedores das competições esportivas, apresentação de Dança Cigana, apresentação de banda local, dentre outras atrações culturais, que proporcionaram momentos de diversão e lazer para todos os participantes.

A Semana do Idoso teve início na última segunda-feira (27) e foi realizada em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, data que tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

O evento contou com uma programação recheada de ações como atendimentos de saúde, vacinação contra a Covid-19, palestras informativas, campeonatos esportivos (sinuca, dama, dominó, arremesso e argola), serviços de embelezamento, apresentação de danças e filmes, atividades físicas, caminhada, dentre outras celebrações.

Com a realização da Semana do Idoso, a Prefeitura de Coari reforça o compromisso para o fortalecimento da execução da Política Municipal do Idoso, assegurando os direitos sociais, a promoção da autonomia, a integração e a participação efetiva das pessoas idosas na sociedade coariense. “Nossa prioridade é o respeito e a valorização, garantindo um envelhecimento ativo e saudável”, afirmou a prefeita interina Dulce Menezes.

Por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a prefeitura leva informações e desenvolve diversas atividades com atendimento e orientação social/individual à pessoa idosa. Além disso, também presta esclarecimento sobre assuntos que envolvam maus-tratos, realiza visita domiciliar, atendimento com fisioterapeuta e outros profissionais de saúde, emissão de carteira do idoso, contato familiar e encaminhamentos.

O CCI funciona no Centro Público de Convivência Adluver Lira de Góes, equipamento social que possui uma área total de oito mil metros quadrados, contendo sala de fisioterapia, sala para atividades culturais e de esporte, sala de aula (para oficinas e cursos), refeitório, salão de jogos, salão de eventos, pista de caminhada, cozinha, almoxarifado e galpão de atividades, além de uma piscina semiolímpica, para as atividades com os idosos e as famílias.